O problema: você configurou uma máquina virtual com tudo instalado, ajustado e está rodando afinadíssima, 100%.
Agora você precisa criar uma nova máquina idêntica, para fins de laboratório, ou para permitir que algum membro da sua equipe trabalhe no mesmo ambiente que já está configurado.
Reinstalar toda a máquina virtual leva tempo, refazer todos os ajustes também, e afinal você virtualizou uma máquina com outro SO (Windows XP, Linux, Solaris, MacOS, FreeBSD, etc), justamente para ter a praticidade de manter a máquina virtual o mais afinada possível e economizar tempo em eventuais reinstalações, mudança de computador, etc.
A solução está em um utilitário de linha de comando que acompanha o Virtual Box, o VBoxManage. Este utilitário tem tudo o que a interface gráfica possui e mais uma penca extra de recursos, na verdade o VBoxManage explora todas as potencialidades de uma máquina virtual, leia o manual do Virtual Box e verifique tudo o que é possível fazer com o VBoxManage, acredite vale a pena.
No nosso caso em questão, duplicar a máquina virtual, mãos à obra:
Ambiente:
Host: Windows 7 Ultimate.
Guest (vm) a ser duplicada: Windows XP SP3.
Nome físico do arquivo da vm: WinXPSP3.vdi
Vamos clonar a nossa máquina virtual chamada WinXPSP3.vdi para WinXPLab.vdi, que será uma máquina laboratório.
Acesse o prompt de comando (rode como administrador), vá até o diretório em que está instalado o Virtual Box, usualmente em C:\Arquivos de programas\Oracle\VirtualBox, no prompt de comando digite:
VBoxManage clonevdi WinXPSP3.vdi WinXPLab.vdi
O VBoxManage irá iniciar o processo de clonar a máquina virtual, demora um pouco, ele vai informando o processo, no final a mensagem dever ser mais ou menos isto abaixo:
Oracle VM VirtualBox Command Line Management Interface Version 3.2.10
(C) 2005-2010 Oracle Corporation
All rights reserved.0%…10%…20%…30%…40%…50%…60%…70%…80%…90%…100%
Clone hard disk created in format ‘VDI’. UUID: c5aa9c35-7774-4505-9163-9cdb8661844
Pronto, a sua máquina virtual está clonada, preste atenção, que nas novas versões o comando na realidade é clonehd, apesar de clonevdi funcionar também no Windows, não irá funcionar no Linux, preste também atenção que, se o seu SO Hospedeiro for Linux, este faz diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas (assim vboxmanage é diferente de VBoxManage).
Agora para utilizar esta nova máquina clonada, é simples, vá até o gerenciador do Virtual Box, desta vez usando a interface gráfica, crie uma nova máquina virtual (Máquina / Novo ou Ctrl N ).
Quando o Virtual Box solicitar se você gostaria de criar um novo disco ou usar um já existente, escolha um já existente. Irá abrir uma tela para você escolher o disco, veja que não irá aparecer o clone que você criou, para que você consiga acessar, clique no botão “ACRESCENTAR”, então adicione o disco que você clonou.
Pronto, sua nova máquina virtual já está pronta.
Uma boa idéia, que eu normalmente uso, é montar uma máquina virtual enxuta, bem afinada, e manter ela como máquina mestre, e a partir dela fazer os clones para as necessidades pontuais (laboratório, verificar vírus, etc).
Bom, pessoal, espero que tenha ajudado a quem precisa duplicar suas vms.