Confesso, tenho um problema crônico com prazos, sou ruim com eles (já melhorei muito, eu era péssimo), principalmente em um área como TI, que é (mal) falada por conta do problema dos prazos.
O que tenho feito é uma lista de tarefas, na mão mesmo, pois as do computador nenhuma funcionou para mim, sei lá por que motivo mas não funcionou. Divido as tarefas em:
- URGENTES – são aquelas que vão te ferrar se não ficarem prontas, ou o cliente vai cancelar o serviço, ou você não vai receber e as contas vão atrasar, ou teu fígado vai ser saboreado cru pelo cliente, e que já estão atrasadas.
- IMPORTANTES – São aquelas que se você não fizer vão te dar um problemão, tanto quanto as urgentes, mas ainda não estão atrasadas, ou seja, o garfo ainda não chegou no teu fígado.
- NECESSÁRIAS – Aqui entram aquelas que você precisar fazer para ter alguma perspectiva de futuro (pagar a luz, aluguel, reunião com um prospect, evento para fazer contatos, etc.).
- OUTRAS – São aquelas que você pode delegar para outras pessoas ou pode postergar por um longo período sem maiores consequências.
Estou fazendo o seguinte, divido o dia em resolver 60% de urgentes, 25% de importantes (para que não se tornem urgentes), e divido os 15% restantes entre as necessárias e outras.
Está dando certo, o meu problema agora é aprender a classificar as tarefas na categoria certa (rsss, nem tudo é perfeito no mundo né?). Mas não sei porque, mesmo eu sendo um cara de TI, de ter aversão à papel, só funcionou quando coloquei a lista no papel!!! Vai entender.
O meu contador ficou feliz, disse que finalmente conseguiu fazer uma reunião comigo de mais de 30 minutos. Sinal de que as coisas estão melhorando (pelo menos para ele).
2 comentários:
Boa dica.
Eu costumo usar o celular (smartphone), assim vou marcando o que já fiz e posso consultar em qualquer lugar.
Felipe
boa idéia
preciso aprender a fazer isso também e no papel de preferencia...
Stéfano
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