domingo, março 29, 2009

Mapas do Google no seu aplicativo Delphi.

 

      Bom, você certamente já pesquisou algum endereço pelo google maps, e ficou imaginando que colocar aquilo no seu aplicativo seria uma boa idéia.
      Pois agora, seus problemas “acabaram-se”, com o novo googlemapeitorparaseuaplicativeitor Tabajara, as coisas finalmente vão acontecer.

      Veja abaixo como fazer para colocar o Google para trabalhar para você, e mostrar para seus clientes, ou para o chefe, como você é esperto (Não tanto quanto o Larry Page e o Sergey Brin, pois eles ganham fortunas com o Google, e você ainda está bem distante de conseguir comprar 1 Boeing só para fazer baladas nos céus como eles fazem).

     Mãos à obra entonces:

     Temos uma tabela de Clientes, 4 campos desta tabela nos interessam, que contém os dados que usaremos para pesquisar no mapa.

    Logradouro = Contém o nome do logradouro do endereço, por exemplo “Rua Jesuíno Arruda”.
    Numero = Contém o número do endereço, apenas o número e não o complemento (sala, loja, etc), por exemplo: 769 
    Cidade = O nome da cidade, por exemplo: São Paulo
    UF = A sigla do estado, exemplo SP.

Vamos criar uma função que vai fazer o trabalho, é simples, prático e bem rápido.

procedure TForm1.CarregaMapa;
begin
  ShellExecute(0, Nil,
    PChar('http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=' +Clientes.FieldByName('Logradouro').AsString + ', ' + Clientes.FieldByName('Numero').AsString + ', ' +
      Clientes.FieldByName('Cidade').AsString + '-' + Clientes.FieldByName('UF').AsString + '&jsv=143c&sll=-23.186453,-46.884453' +
      '&sspn=0.478436,0.545883&g=&ie=UTF8&ct=clnk&cd=1'), Nil, Nil, 0);
end;

    Basta chamar a função e será carregado o browser com o mapa correspondente ao endereço passado.

    No próximo post vamos ver como fazer para, além de mostrar o mapa, traçar a rota entre dois endereços.

    Como sempre falo : Google é seu amigo, use-o.
    www.spectrus.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

É por isso que nosso pais não vai pra frente. Essa dica é apenas uma copia de inumeras outras que tem pela net. Por Favor, se não sabem o que estão falando deixem quem sabe falar. Inbecis.

Anônimo disse...

Imbecil é quem escreve "inbecis", não conhece sequer gramática. E porque ao invés de criticar você não escreve sobre isso e posta o link?
O Acid postou isso tem muito tempo no news, só depois é que postou no blog, ao contrário dos imbecis que escrevem "inbecis" ele pelo menos fez alguma coisa para ajudar!
IMBECIL.