segunda-feira, fevereiro 21, 2011

MacOS X Snow Leopard no Virtual Box

apple-mac-os-x-snow-leopard-box-topOK, você está querendo conhecer ou experimentar o MacOS X Snow Leopard, quer ver o que tem de especial o gatinho das neves do tio Jobs, ou quer apenas matar a curiosidade.

Então, o que fazer? A opção legal é comprar um Mac, a opção para quem quer apenas travar conhecimentos com o SO da maçã é montar uma máquina virtual, e experimentar.

Existem muitos tutoriais na net sobre virtualizar o MacOS X no VMWare, mas encontrei poucos, e um tanto incompletos, em inglês, para Virtual Box.
Pessoalmente prefiro o Virtual Box, ele consome bem menos recursos da máquina do que o VMWare, todas as vezes que tentei o VMWare, ele consumiu memória e capacidade de processamento com o apetite de um tigre siberiano em jejum prolongado.

Obs.: Estarei disponibilizando este material em formato PDF no site da empresa (www.spectrus.com.br).

Antes de iniciar, um aviso legal:
A Apple não permite que o seu sistema operacional seja instalado em outro hardware que não seja Apple. Portanto, legalmente, se você deseja usar o MacOS deverá comprar um hardware Apple.
Se você pretende usar o MacOS para algo além de simplesmente matar a curiosidade, eu recomendo enfaticamente que você compre um hardware Apple, no meu caso, cuja finalidade é para desenvolvimento para o iOS (iPhone, iPad, iPod), eu iniciei virtualizando o MacOS para experimentar, e depois parti para comprar um MacBook, a diferença é bem grande em termos de desempenho, lembre-se de que você está rodando uma máquina Virtual, que usa apenas uma parcela dos recursos do hospedeiro.

Requisitos do sistema:
    O que você precisa para fazer a brincadeira funcionar:
1 – MacOS X Snow Leopard (lógico) – Você pode baixar de várias fontes na net, inclusive torrents. Porém recomendo que você adquira um DVD do MacOS X, esse é o caminho legal, até se você desejar usá-lo mais seriamente depois. R$ 79,00 na saraiva completinho.

2 – Computador com, pelo menos, 2 Gb de memória RAM, recomendo 3 ou mais, para não ficar lento.

3 – 20Gb de espaço no HD, no mínimo.

4 – CPU com suporte a tecnologias de virtualização (verifique isto na sua Bios), se não tiver, esqueça, não funciona.

5 – O Virtual Box, em sua última versão (www.virtualbox.org).

Montando a máquina virtual….

   O processo é exatamente o mesmo da montagem de qualquer máquina virtual no Virtual Box, vamos a ele.

1 – Acionar o Virtual Box, clicar em Máquina/Novo ou Ctrl + N ou no botão Novo na barra de ferramentas.
VBoxMacOS_01
2 – Irá abrir o assistente para criação de máquina virtual, clique em Próximo.

3 – Escolha como sistema operacional Mac OS X, em versão escolha MAC OS X Server, eu dei o nome de MacOSX_SL para a nova máquina virtual.

VBoxMacOS_02

4 – Defina a quantidade de memória RAM necessária para a nova máquina virtual. O valor mínimo é 1Gb para uma utilização apenas para testes, apenas para sentir o “cheiro” do SO, por assim dizer. Se você tiver mais memória, recomendo designar pelo menos 2Gb para o novo SO ou mais.

   Para ambientes Windows, como regra, deixe pelo menos 1Gb para o Windows.

Obs.: Lembre-se de que tio Jobs e seus garotos são exigentes, o Snow Leopard exige um hardware de boa qualidade, é normal placas de rede ou de video, de marcas menos “conceituadas” não funcionarem com o novo SO. No meu caso, quando montei a VM, eu fiz no meu notebook, é um HP Pavillion DV6000 com uma placa de vídeo GeForce Go 8400, processador Intel. Tenho relatos de amigos que tentaram o mesmo em máquinas com processador AMD e não obtiveram sucesso.

5 – Escolha um novo disco rígido virtual na tela que segue.

VBoxMacOS_04

6 – Clique em avançar, e escolha a forma do novo disco rígido, escolha Armazenamento dinâmicamente expansível, isto fará com que o Virtual Box crie um arquivo com o tamanho mínimo necessário e irá expandi-lo a medida que for surgindo a necessidade de mais espaço. Mas atenção, o tamanho só irá crescer até o limite que você determinar para o HD, no caso que recomendamos (20GB).
VBoxMacOS_05

7 – Mantenha o tamanho mínimo de 20Gb, não é recomendável diminuir este tamanho, ou você poderá ter erros durante a instalação e a VM não funcionará.
VBoxMacOS_06

8 – O Virtual Box irá lhe apresentar uma tela de resumo da instalação, com as opções que você determinou até aqui, confira e clique em Finalizar se as opções estiverem corretas, ou clique em Cancelar para rever as configurações.

9 – Uma nova máquina virtual será criada, e você poderá vê-la na lista de máquinas do Virtual Box, seu status estará como desligada.
VBoxMacOS_07

10 – Antes de instalar o MacOS, é necessário efetuar alguns ajustes, para que a instalação possa ocorrer normalmente e a máquina rodar sem maiores problemas.

11 – Com a nova máquina virtual selecionada, clique em CONFIGURAÇÕES, para abrir os ajustes desta máquina.
11.1 – Clique em Sistemas, desmarque a opção Habilitar EFI (sistemas especiais apenas).

VBoxMacOS_08
11.2 – Na aba MONITOR, você pode ajustar a quantidade de memória de vídeo que vai destinar ao novo SO e habilitar a aceleração de vídeo em 2D, convém destinar no mínimo 32Mb de memória para a placa de vídeo para uma instalação sem traumas.

11.3 – Na aba ARMAZENAMENTO, você deve indicar ou “montar” o CD de boot que irá inicializar o SO para que possamos instalá-lo. Se você seguiu o meu conselho e comprou o DVD do MacOS X Snow Leopard, ajuste o drive de CD/DVD para apontar para o drive do seu computador. Se você optou por baixar um ISO da internet, configure o drive de CD/DVD para apontar para este arquivo ISO que contém a imagem do DVD do MacOS X Snow Leopard.
Dica: Para escolher o arquivo ISO que você deseja, clique no ícone de um CD no campo ao lado do drive de CD/DVD (veja abaixo):

VBoxMacOS_09

Feito isso, Clique em OK, e já temos a nossa máquina virtual preparada e pronta para o primeiro boot e instalar o MacOS X Snow Leopard.

12 – Coloque o DVD do MacOS X no drive e na janela principal do Virtual Box, selecione a nova máquina virtual e clique em INICIAR.
     Após isto, basta seguir as instruções de instalação do MacOS X, se tudo ocorrer OK, você terá a tela de seleção de idiomas do MacOS X Snow Leopard.

    Os passos seguintes são bastante simples, limitando-se a escolher o idioma, escolher a imagem de fundo, e algumas informações sobre o usuário e o ambiente, e aceitação dos termos da licença de uso da Apple.

Quando chegar na tela de Seleção do destino, em que pergunta: “onde você deseja instalar o Mac OS X”, clique na barra de menus em Utilitários / utilitários de disco, selecione o disco de 20Gb do Virtual Box que criamos, certifique-se de que o formato do volume está marcado como MAC OS X EXPANDIDO, defina um nome para o novo disco, clique em Apagar e confirme a operação toda.

Com isso você criou a partição de disco, pode fechar o utilitário de disco, basta clicar no menu UTILITÁRIO DE DISCO / SAIR DO UTILITÁRIO DE DISCO, clique no disco récem criado e clique em continuar.

Atenção: Agora você deve configurar alguns aspectos específicos do MacOS X, que será necessário para prosseguir sem sobressaltos. O principal é marcar os pacotes mais atuais para atualizar, mas atenção, em KERNELS, para processadores INTEL marque a opção Legacy_Kernel, veja abaixo como ficaria para um computador com processador Intel:

mac_options_intel
   Se o seu processador for AMD, marque a caixa de seleção nomeada como AMD mais abaixo nas opções, geralmente após a opção System_Support.

Atenção, apenas estas opções deverão estar marcadas.

Hardware configurado, opções marcadas, clique em CONCLUÍDO, em seguida clique em INSTALAR.

O instalador irá efetuar uma checagem da integridade da mídia de instalação, passo que pode seguramente ser ignorado. Depois disso é aguardar a instalação, que dura aproximadamente 10 minutos.
Uma vez concluída a instalação, será mostrada a contagem regressiva para que a máquina reinicialize.

IMPORTANTE: Antes do reinicio, vá no Virtual Box, menu Dispositivos / CD / DVD devices, e desmarque a opção em que o drive de CD/DVD aponta para o arquivo ISO ou para a midia de instalação do MacOS X, para que o boot seja dado normalmente pelo HD montado.

Pronto, depois do boot, o MacOS X Snow Leopard irá lhe perguntar sobre os dados de usuário, localização, configuração de teclado, vídeo, etc.

Pronto, bem-vindo ao seu novo MacOS X Snow Leopard, ou um MacPobre.

Recomendo que, se você for usar de forma séria o MacOS X, compre um hardware da Apple, verá que a diferença de performance é grande, principalmente se você for usar para desenvolvimento.

No próximo post: Iniciar a desenvolver para iOS com o Objective C e xCode.

12 comentários:

tiafoga disse...

Tentei fazer o processo com meu cd do mac os x snow leopard, mais ele está so reconhecendo a parte de bootcamp, como faço para ele reconhecer a instalação?

Bem detalhado o artigo, gostei. Parabéns

AcidBytes disse...

Oi Tiago, você marcou a opção Boot Loader Chameleon? Veja o último screenshot do artigo, ali tem o que deve ser marcado.
Veja se isso resolve, se não der jeito, entra em contato que tentamos resolver.

tiafoga disse...

Tentei, mais não consegui, tem algo haver com o meu cd ser o mesmo de recuperação do Mac Book Pro?

Aparece o seguinte:

FATAL: No bootable medium found! System halted.

AcidBytes disse...

Tiago, pode ser sim, acho que o DVD de recuperação tem esse rolo mesmo. Me manda um e-mail para acidbytes@ig.com.br que tentamos resolver direto.

Cezar Wagenheimer disse...

Estou com o mesmo problema!

Tentei instalar com o meu DVD do Snow Leopard original aqui a Virtual Machine não detecta a instalação!

Cezar Wagenheimer disse...

Detalhe!

Estou tentando instalar no Windows 7 rodando num IMac! =P

Raphael disse...

Mesmo problema do Cezar.
Iso do DVD original, porém o virtualbox não detecta, se habilitar o EFI até detecta, mas não carrega =/

Geovani Oliveira disse...

Olá Amigos!
Tentei instalar,baixei a iso e segui o tutorial, mas a instalação para na tela de progresso que segundo o tutorial duraria 10 minutos, mas já fiz 5 vezes, deixei inclusive o not ligado de um dia para o outro,
mas nada, alguém já passou por isso?

Jeff disse...

mto bom parabens...aqui funcionou..so to com 1 problema... ele so tem resolucao 1024x768 disponivel.. e a tela do meu note eh 1366x768...faz ideia de como posso colocar uma vez q o leopard nao ta apresentando essa resolucao?

Luiz Henrique disse...

oi, como faço para alterar a resolução para 1366x768??

Muito bom o artigo, parabéns.

AcidBytes disse...

Pessoal que está tentando alterar a resolução, realmente não consegui, o máximo que ficou 1024X768.

Vou montar novamente essa VM, pois eu havia excluído ela, porque acabei comprando um MacBook para fazer os desenvolvimentos para MacOS.

Vou montá-la novamente e verificar os problemas.

ScornInPC disse...

Alguma novidade quanto ao "FATAL: No bootable medium found! System halted." do cd original?