sábado, março 05, 2011

Criando um aplicativo para iPhone no xCode - Parte 2 -

Continuando nossa série de posts sobre desenvolvimento para iOS, vamos dar continuidade no nosso projeto da calculadora.

Primeiro uma palavra sobre o quesito resolução, o iPhone 3 tem a tela de resolução de 320 x 480, já o iPhone 4 tem resolução de 640 x 960, e o iPad tem resolução de 768 x 1024,  considerando que as medidas referem-se sempre a Largura x Altura, pode-se notar que a diferença de resolução pode fazer com que um aplicativo feito para o iPhone 3, irá ficar com uma resolução no minimo horrível, no iPhone 4 e no iPad.
Como só tenho o iPhone 4 para testar, e o iPhone 3 o meu teste é no emulador, tenho dúvidas sobre como abordar esta questão, estou pesquisando isto e posto aqui tão logo tenha uma resposta correta, por enquanto a minha abordagem está sendo desenvolver para a resolução do iPhone 4, tendo em mente que, para o iPad a tela ficará menor, mas isto não é necessariamente um problema para uma calculadora, creio que para outros aplicativos que necessitem usar tela cheia, deveremos fazer uma versão específica para iPad.
     Já o caso do iPhone 3, a minha tentativa será ver se ele ajustará automaticamente o tamanho da tela, o que acho que não vai ocorrer, e nesse caso teríamos que ter uma versão específica para esta resolução de tela.
     Se algum de vocês, que estão acompanhando estes posts, tem acesso à um iPhone 3 (Qualquer versão, 3G, 3GS, a resolução de tela é a mesma), e puder testar, será uma preciosa contribuição.

     Vamos iniciar o xCode, e ao abri-lo veremos a tela inicial, como esta:


  
      Escolheremos "Create a new xCode Project", a seguir você deverá escolher o tipo de aplicativo que deseja desenvolver, note que você pode escolher desenvolver para o iOS (se você instalou o SDK, como mencionamos no primeiro post desta série, caso contrário você só terá a possibilidade de desenvolver para o MacOS), e vamos escolher em iOS a opção View-based application conforme você pode ver na tela a seguir:


    Uma view no iOS, é como se fosse um formulário no desenvolvimento para Windows (a grosso modo), na verdade um aplicativo pode ter várias views, ou seja, uma view é uma tela que o usuário vê e interage durante o uso do aplicativo, contém os controles que aceitam comandos do usuário e campos e figuras que mostram ao usuário as respostas aos seus comandos (feedback para o usuário).

     Como a nossa calculadora terá apenas uma tela, terá apenas uma view, pois na mesma view o usuário irá digitar os números, escolher as operações e verificar visualmente o resultado da operação realizada.
      Note que, escolher um modelo de aplicativo nesta fase do projeto, não quer dizer que o seu aplicativo esteja engessado, fadado a usar esse modelo sem alternativas, na realidade você pode mudar o formato inicial na medida que seus requisitos de projeto mudarem.

       Ao escolher para criar o aplicativo, será solicitado um nome para o aplicativo, e um local onde o mesmo deverá ser gravado, no nosso caso escolhi o nome Calculator_01, como você pode ver na tela abaixo.


     Se você pretende desenvolver aplicativos e vender na AppStore, o meu conselho é que você habitue-se a desenvolver o seu aplicativo todo em inglês, incluindo nome e mensagens, você pode depois criar uma opção multi idioma, mas como o mercado mais rentável é o mercado internacional, não pense que um consumidor americano, inglês ou australiano vai sequer olhar para um aplicativo que não esteja no idioma de Shakespeare. Também esteja preparado para dar suporte em inglês.
      Se o idioma do grande bardo é um problema para você, e sua intenção é realmente ganhar dinheiro com o mercado de aplicativos para o iOS, o melhor investimento nem será um hardware Mac, mas um curso de inglês urgente, ou você ficará limitado ao mercado de língua portuguesa, provavelmente mais especificamente ao Brasil, que é uma fração bem pequena no mercado potencial total.
       Nestes tópicos criaremos o aplicativo todo em inglês, como se fosse um aplicativo voltado para comercialização na AppStore internacional da Apple. Mais uma vez meu conselho: habitue-se à isto, ou você ficará frustrado com a baixa saída dos seus aplicativos.
           Quando terminar de criar o aplicativo, será mostrada a tela de projeto do xCode, com o projeto de Calculator_01 e seus arquivos, conforme abaixo:


      Veja que, se você está habituado com outras IDEs como Eclipse, Visual Studio, Delphi, o xCode não é assim tão estranho, basicamente você tem na parte esquerda da tela a visualização do projeto em esquema de árvore, onde você pode ver os arquivos que compõem o projeto, quando você selecionar um arquivo ou pasta nesta árvore, no painel a direita, na parte superior são mostrados os arquivos que estão sob esta pasta, e ao selecionar um arquivo neste painel superior à direita, você verá o arquivo no painel inferior, se for possível mostrar-lo.
         Ou seja, o esquema é relativamente simples.

          Já temos o nosso projeto iniciado, os arquivos básicos que devem fazer parte dele já foram gerados de forma automática pelo xCode, iremos adiante complementar os arquivos e recursos e começar a produzir código.

          Como o Objective C é uma linguagem orientada a objetos, iremos trabalhar dentro desta filosofia para produzir o nosso aplicativo. Iremos criar uma classe que irá fornecer as funções básicas de uma calculadora, ou seja armazenar os operadores, fazer as quatro operações básicas e armazenar o resultado. Nesta primeira aproximação não trabalharemos com agrupamento de operações, iremos utilizar as operações par a par a medida que forem sendo realizadas, ou seja, iremos armazenar um valor, aceitar um operador e outro valor, e fazer a operação entre estes dois operadores e guardar o resultado, que será o nosso valor armazenado para prosseguir as operações, à menos que o usuário clique em C (Clear) para zerar o acumulador e começar uma nova operação a partir do zero.


Posts anteriores desta série:
Criando um aplicativo para iPhone no xCode - Parte 1
Criando um aplicativo para iPhone no xCode - Parte 1 - Adendo.

4 comentários:

Leivio disse...

aguardando a continuacao da cauculadora

Carlos Andrade disse...

Parabéns pela iniciativa! Compartilhar seu conhecimento e ajudar os que estão iniciando nesse caminho, são um grande exemplo.

Valeu!

Carlos

Anônimo disse...

Muito bom mesmo. estou acompanhando passo a passo.

Anônimo disse...

Quando teremos mais tutoriais de IOS quero aprender isso na pratica rs...